segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Parabéns, Bush!

É assim que demonstras teu espírito cristão?

(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u333580.shtml)
Bush veta projeto de saúde para crianças pobres
da France Presse

O presidente George W. Bush vetou nesta quarta-feira um projeto de lei que ampliaria o seguro saúde para crianças pobres, em decisão criticada por seus adversários, anunciou a Casa Branca.

Esta é a quarta vez que Bush utiliza seu poder de veto em quase sete anos de presidência. A decisão, a um ano das eleições presidenciais, preocupa seus aliados do partido Republicano.

Vários republicanos receiam que os americanos os acusem de não se preocupar com a saúde das crianças.

Ao vetar a proposta de ampliar um programa social existente, Bush assume, mais uma vez, o risco de descontentar a opinião pública e se expõe a críticas, tanto dos democratas quanto de parte dos republicanos.

De acordo com uma recente pesquisa do jornal "Washington Post" com a TV ABC, 72% dos americanos aprovam o texto.

Na segunda-feira, crianças desfilaram diante da Casa Branca com carrinhos cheios de petições contra o veto.

O projeto de lei vetado por Bush ampliaria o Programa para o Seguro Saúde das Crianças (SCHIP, em inglês).

Criado em 1997 para lidar com o crescente número de crianças sem seguro, em um país conhecido por carências neste âmbito, o SCHIP cobre 6,6 milhões de pessoas, essencialmente crianças de famílias que ganham demais para se beneficiar do seguro básico, mas não o suficiente para pagar um seguro privado.

Os democratas, mas também muitos republicanos, aprovaram um aumento de 35 bilhões de dólares em cinco anos para permitir que quatro milhões de crianças suplementares se beneficiem do SCHIP. Este esforço seriam financiado por um aumento entre 0,61% e 1 dólar da taxa federal imposta aos cigarros.

Porém, Bush afirma que a lei permitiria que muitas pessoas que podem pagar um seguro privado se aproveitariam do seguro público.

Nenhum comentário: