(de http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art185077,0.htm)Reality show mostra visão árabe da vida nos EUA
LISA LAMBERT - REUTERS
WASHINGTON - Um novo tipo de reality show chegou à TV dos Estados Unidos nesta semana, prometendo mostrar como americanos e árabes podem superar suas diferenças culturais.
"On the Road in America" acompanha a travessia dos EUA feita por quatro árabes na casa dos 20 anos.
E, embora as imagens de jovens pondo o pé na estrada possa ter um toque libertário à moda da MTV, boa parte do programa gira em torno de discussões sobre história americana, os vínculos dos EUA com Israel e as diferenças entre culturas árabes.
O seriado foi ao ar no canal a cabo Sundance e tem o apoio da Layalina Productions, um grupo sem fins lucrativos de Washington que quer usar a televisão para fomentar o entendimento entre os dois mundos.
Quando foi exibido pelo Middle East Broadcasting Center, em 2007, o seriado atraiu 4,5 milhões de espectadores de países como Arábia Saudita, Iraque, Kuait e Argélia para cada um de seus episódios.
O egípcio Ali Amr, um dos membros do elenco, disse que "On the Road" ofereceu ao mundo árabe um vislumbre da diversidade dos 300 milhões de habitantes dos EUA, algo que é imensamente diferente do que vêem em seus países.
"Eles acham que os americanos são mimados. Que gastam seu dinheiro por nada. Que são gordos", disse ele. "Depois de minha experiência, viajando por diferentes partes do país, percebi que as pessoas são diferentes."
Mas o que os americanos vão achar de um programa sobre o que os árabes acham dos americanos?
Amr espera que os americanos vejam um grupo de jovens árabes que não são potenciais terroristas -- sentimento que aparece em quase todos os 12 episódios, incluindo um em que são impedidos de entrar na Sears Tower, em Chicago, devido a suas nacionalidades: egípcia, saudita e libanesa.
O elenco de três homens e uma mulher foi selecionado entre mais de 400 candidatos.
No segmento final, os participantes e a equipe técnica americana vão às casas dos membros do elenco, em Beirute, Cairo e Dubai, onde o saudita hoje vive.
Lara Abou Saifan, a mulher do grupo, deixou Beirute em 2006 para iniciar a viagem de 60 dias de "On the Road" no momento em que Israel invadiu seu país.
Quando o seriado começa, ela está preocupada com sua família e seus amigos. Ao final do seriado, ela volta para casa e vê os estragos causados pela guerra, mostrando desde a janela do apartamento de sua mãe os escombros que restaram do jardim onde ela brincava quando era criança.
Aquele momento levou às lágrimas um dos produtores americanos do seriado, que é judeu.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Reality show mostra visão árabe da vida nos EUA
Por mais iniciativas deste tipo! A saída para nosso mundo é a CoeXistencia entre os povos monoteístas, pois, creio, o Deus de todos eles é um só: "O" Deus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário