quarta-feira, 27 de maio de 2009

Como ensinar a odiar...

Nota na coluna do Cacau Menezes no DC de 27/05/2009:

Pior do que animais

Nem bicho é tratado assim. Está mais do que na hora de invocar a lei de proteção aos animais para o que anda acontecendo com milhares de detentos nas penitenciárias e cadeias do país. No Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha, no Espírito Santo, uma cela com capacidade para 36 presos abriga 281. É isso mesmo, 281 pessoas.

Como conseguem? Redes são amarradas umas sobre as outras, mas ainda assim dezenas de presos têm de ficar agachados ou em pé, espremidos entre grades e paredes. Vários estão doentes e dividem apenas dois banheiros. A maioria é preso provisório, jovens que foram pegos no crime, informa a Agência Brasil. Os banheiros estão entupidos. Tem preso com tuberculose, gonorreia. Um dorme um dia, outro dorme no outro. Tem rato e barata na caixa d’água e infiltração. Uma coisa medieval, cruel, desumana.

Quer saber o que esse descaso da sociedade provoca. Jefersson Rodrigo, 22 anos, que cumpre pena por assalto a mão armada, responde: “Aqui só gera mais ódio e raiva. Nossa família vem aqui e nos vê nessa humilhação. Quem está aqui porque roubou vai sair querendo matar para descontar tudo”.

E depois a sociedade faz de conta que não entende toda essa violência.

Porque não se faz uma passeata cobrando mais penitenciárias e a instituição de Colônias Penais?



Nenhum comentário: