quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pentágono planeja lançar míssil contra satélite espião que perdeu força

Eles podem nos envenenar... Podem mesmo. Podemos morer de uma hora para outra sem nos darmos conta. Meia tonelad de veneno no céu... Vocês estã preparados para morrer? Eu estou! Senhor Jesus! Recebe meu espirito!

Pentágono planeja lançar míssil contra satélite espião que perdeu força
da Folha Online

O Pentágono anunciou nesta quinta-feira (14) que planeja destruir o satélite espião que perdeu força e propulsão, antes que ele volte para a atmosfera. A medida tem por objetivo evitar o vazamento de gás tóxico do tanque de combustível do objeto.

O satélite espião registrado como US 193 pesa cerca de 2,270 kg e utiliza hidrazina como combustível, substância altamente tóxica.

Lançado em 2006, o objeto perdeu energia e seus sistemas de controles falharam logo após ser colocado em órbita, deixando-o descontrolado.

Segundo o subchefe do Estado-Maior Conjunto, general James Cartwright, a ordem de destruir o satélite partiu do presidente George W. Bush.

O presidente teria optado por um plano que prevê o lançamento de um míssil tático modificado, após ser alertado sobre a possibilidade de que a reentrada do objeto na atmosfera pudesse causar mortes.

De acordo com as autoridades, há cerca de 450 kg da substância tóxica no satélite.

Os militares não informaram quando a interceptação irá ocorrer, mas esperam atingir o objeto antes que ele alcance a atmosfera, fato previsto para a primeira semana de março

Em comunicado do Pentágono, o representante do conselho de segurança, James Jeffries, diz ser improvável que o satélite atinja uma área populacional e considerou os riscos apresentados pelo gás tóxico como limitados.

Porém, Jeffries acrescentou: "Há risco suficiente para que o presidente se preocupe".

Com Reuters e Associated Press
(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u372496.shtml)

Nenhum comentário: