quarta-feira, 2 de julho de 2008

Oh, yes, Mr Bush!

Muito bem! O premio Nobel da paz estava na lista de terroristas!

Isto me parece coisa de um dos Três Patetas...!

Bush promulga lei que retira Mandela de lista de terroristas

colaboração para a Folha Online

Nelson Mandela --prêmio Nobel da Paz e ex-presidente da África do Sul (1994-1999)-- teve o nome retirado nesta terça-feira de uma lista negra norte-americana sobre o terrorismo.

A nova lei foi aprovada pelo Congresso dos EUA e promulgada pelo presidente George W. Bush antes do aniversário de 90 anos de Mandela, comemorado em 18 de julho.

O texto aprovado retira todo o Congresso Nacional Africano (o partido de Nelson Mandela) de uma lista de organizações terroristas do departamento de Estado dos EUA.

Os senadores promotores da iniciativa, John Kerry, Bob Corker e Sheldon Whitehouse afirmaram esperar que a medida ajude a melhorar as relações entre Estados Unidos e África do Sul.

Evento

Atores, cantores e atletas se reuniram na última sexta-feira (27) com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar antecipadamente os 90 anos de Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul.

O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada "46.664" --o número do líder africano quando foi preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.

O concerto marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a Mandela, que pedia pela sua liberdade.

Astros como o corredor de Fórmula Um Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis participaram do concerto.

Com Efe, France Presse e Reuters


(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u418135.shtml)

Nenhum comentário: