quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uma mentira chinesa: 配音- 谎言 - 粵語 - A chinese lie.

Mentir é feio!

Decisão de vetar menina chinesa foi do governo

Politburo, o Partido Comunista, concluiu que a dona da voz da música de abertura não era 'bonita o bastante'

Cláudia Trevisan - O Estado de S. Paulo

Yang Peiyi, a garota de 7 anos que foi considerada 'muito feia' para aparecer como interpréte

CCTV/AP photo 杨沛宜

Yang Peiyi, a garota de 7 anos que foi considerada 'muito feia' para aparecer como interpréte

PEQUIM - A decisão de substituir a cantora-mirim que deu início à cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim foi tomada por um integrante do Politburo que assistiu ao ensaio final do espetáculo e concluiu que a dona da voz que ecoou no Ninho de Pássaros na noite de sexta-feira não era bonita o bastante para aparecer diante das câmeras que transmitiram o evento a 4 bilhões de telespectadores.

A revelação é do diretor musical da cerimônia, Chen Qigang, que confirmou no domingo em entrevista à estatal Beijing Radio que a cantora originalmente escalada para interpretar o hino "Ode à Terra Natal" foi substituída por não ter sido considerada bonita pelo dirigente do Partido Comunista que viu os ensaios na véspera da abertura dos Jogos.

Apesar de ter sido preterida, a garota Yang Peiyi, 7, gravou a canção que marcou a entrada da bandeira nacional no Ninho de Pássaros. Mas todos que assistiram à cerimônia acreditavam que a música estava sendo cantada por Lin Miaoke, 9, uma graciosa garota com maria-chiquinhas que cativou a platéia com seu desempenho.

O problema é que a "colaboração" entre ambas foi omitida e a imprensa oficial chinesa tentou transformar Lin Miaoke em um fenômeno artístico, com elogios à sua voz e à sua interpretação.

Em entrevista à AP Television News na terça-feira à noite, o diretor musical do espetáculo disse ter decidido falar sobre a substituição para "revelar a verdade" e explicar o que de fato ocorreu. Segundo ele, a garota preterida é uma "cantora magnífica", que não merece "ficar escondida".

O pai de Lin Miaoke disse ao jornal oficial "China Daily" que ficou sabendo da escolha de sua filha para "cantar" o hino apenas 15 minutos antes do início do espetáculo.

A garota é dona de um enorme carisma e já era uma pequena celebridade desde o ano passado, quando estreou um anúncio na televisão ao lado do campeão olímpico Liu Xiang, medalha de ouro nos 110 metros com barreira na Olimpíada de Atenas.

"Nós combinamos a voz perfeita com a performance perfeita", declarou o diretor musical do espetáculo na entrevista à Beijing Radio. "A audiência vai entender que a troca foi feita tendo em vista o interesse nacional", ressaltou.

Apesar de sua defesa, o link que remetia à sua entrevista já não funcionava ontem. Vários comentários na internet sobre o assunto também haviam sido deletados. A maioria dos que sobraram criticavam a troca das garotas e a falta de transparência com que o assunto foi tratado.

"O problema não está no tipo de artifícios utilizados para atingir o melhor efeito artístico, mas no tratamento injusto dado à REAL cantora durante a entrevista coletiva concedida depois da cerimônia por Zhang Yimou, que sabia de tudo e não mencionou a garota. Não teria sido melhor se ele tivesse apresentado a menina durante a entrevista coletiva? Ignorar valores individuais em nome no interesse nacional é uma das piores características da cultura chinesa", escreveu uma internauta que se identificava como Miaomiao.

O cineasta Zhang Yimou, diretor-geral da cerimônia, não apenas ignorou a cantora verdadeira, como elogiou a performance de Lin Miaoke.

O porta-voz do Comitê Organizador da Olimpíada de Pequim, Sun Weide, afirmou ontem que a substituição de Yang Peiyi por Lin Miaoke foi adotada depois de consultas às redes de TV que compraram os direitos de transmissão dos Jogos.

O diretor-executivo do Comitê Olímpico Internacional, Gilbert Felli, defendeu a decisão. "Nós temos que colocar isso no contexto da cerimônia de abertura. Há uma questão de escolha de atores, como em qualquer performance." Mas ele ressaltou que os organizadores deveriam ter revelado a situação ao público. "Está claro para mim que a informação correta deve ser dada às pessoas", ressaltou.

(de http://www.estadao.com.br/esportes/pequim2008/not_esp223273,0.shtm)

Aqui vai o artigo da Wikipedia sobre ela. O artigo em Ingles foi deletado pela wikipedia:

杨沛宜

维基百科,自由的百科全书

跳转到: 导航, 搜索

杨沛宜,女,生于2001年北京人,现在是北京市海淀区北大附小一年级学生。2008年8月8日北京奥运会开幕式上的《歌唱祖国》一曲是她的原声,但是出现在舞台上的是对口型的另外一个小女孩林妙可

[编辑] 开幕式假唱事件

2008年北京奥运会开幕式音乐总监陈其钢在一个专访中透露,开幕式上那首震撼人心的《歌唱祖国》并非舞台上的林妙可所唱,那个稚嫩、真挚的声音来自一位7岁的小女孩杨沛宜。陈其钢同时透漏,杨沛宜小朋友的落选主要是因为考虑到对外形象,是为了国家利益。[1]

此事曝光后,网友反应强烈,部分网友表示认同,称林妙可与杨沛宜都是“英雄”,“为了确保开幕式的成功,是谁演唱并不重要。”。另一部分网友对此进行了反驳,认为“假唱不好,让小孩假唱更甚”、“请把最后一点纯真留给孩子”,甚至有人直接对总导演张艺谋和音乐总监陈其钢表示不满。[2]

开幕式后,杨沛宜接受了央视记者的采访。当记者问她有没有觉得遗憾时,她回答说不遗憾,开幕式上有自己的声音已经很满足了。

[编辑] 外部链接

Artigo em inglês, deletado (peguei do cache do Google):
Yang Peiyi (Chinese: 杨沛宜, born in 2001, in Beijing, China) is a student in a primary school in Beijing. On August 8, 2008, the song Ode to the Motherland originally sung by Yang Peiyi was delivered in 2008 Summer Olympics Opening Ceremony. However, she didn't appear in the ceremony as the singer. Another Chinese girl Lin Miaoke faked the singer of the song[1][2][3][4].

[edit] References



Nenhum comentário: